top of page
RO.png
01_logo_uia2020_pt.png

27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO – 19 a 23 de julho de 2020

Arquitetos de todos os continentes, pensadores do urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos da sociedade e da juventude, empresas de tecnologia e de sistemas, instituições acadêmicas e multilaterais, representações políticas e de países, enfim, sob o cenário ímpar carioca, são convidados a cotejar experiências relacionadas à construção do espaço da vida social. Tendo a arquitetura e o urbanismo como elementos catalisadores, iremos debater e formular propostas para o futuro das cidades.

“Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação de 2020, afinada com as metas da ONU e da UNESCO. Ele pode ser conhecido neste mesme site, junto com os quatro eixos temáticos que o complementam.

O Congresso Mundial se realizará no Centro do Rio de Janeiro, local histórico da cidade, depositário de um patrimônio arquitetônico que perpassa quatro séculos e meio. Esse patrimônio inclui magnifícos exemplares da Arquitetura Colonial até a Arquitetura Contemporânea, onde se destaca um dos mais importantes edifícios da Arquitetura Moderna, o antigo Ministério da Educação e Cultura, hoje Palácio Capanema. Projetado em 1936 por equipe de então jovens arquitetos, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira, Afonso Reidy, Ernani Vasconcelos e Carlos Leão, sob risco original de Le Corbusier, o Palácio Capanema será uma das sedes do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

Uma programação maiúscula está em desenvolvimento, incluindo a participação de mais de centena de palestrantes, e, ainda, workshops, mesas redondas, feira de materiais e de sistemas, concurso internacional de estudantes de graduação, premiação internacional de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, entre outras atividades.

O Congresso Mundial deu origem e se insere na programação do RIO Capital Mundial da Arquitetura UNESCO-UIA 2020. Ao longo de todo o ano, a cidade acolherá debates, palestras, exposições, entre outras atividades culturais com o objetivo de valorizar a arquitetura e a cultura arquitetônica, segundo os desafios do milênio e os objetivos da ONU.

Também junto ao Congresso, será realizado o Fórum Mundial de Cidades UNESCO, nos dias 17 e 18 de julho, reunindo como convidados os prefeitos das cidades-sedes dos congressos mundiais e lideranças políticas, arquitetônicas, empresariais e da sociedade, na reflexão sobre o futuro de nossas cidades.

O Rio de Janeiro é chamada por Cidade Maravilhosa por conta de sua rica inserção arquitetônica em uma geografia esplendorosa, única, que deu condições de se desenvolver um povo amistoso, caloroso, com grande talento artístico, que sabe receber seus visitantes e fazê-los amigos. A relação entre praias, florestas e ambiente contruído é impar, absolutamente inesquecível.

O Rio, porém, é também lugar para o enfrentamento de desafios importantes para a arquitetura do século 21. Cidade com contrastes relevantes, tem nas favelas um dos elementos urbanísticos mais representativos das dificuldades das cidades com crescimento exponencial, característico do mundo emergente. É um desafio sobre o qual o Congresso há de refletir.

O mês de julho é um dos melhores para a visitação. Tem temperatura amena, costuma ser regido por um sol caloroso, e permite o amplo desfrute de suas belezas naturais e culturais.

A cidade é capital do estado homônimo, também ele lugar privilegiado. Inúmeras cidades de litoral e de montanha são atrativos permanentes.

Mas é o Brasil, de mesmo modo, um país cheio de oportunidades para o desfrute cultural e turístico. Vale a pena conhecer os encantos da terra brasileira, considerado desde o inicio de sua colonização como um Paraíso na Terra.

Palavras de Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Organizador do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO.

Saiba mais: https://www.uia2020rio.archi/index.asp

bottom of page