"O Universo Feminino nas Artes"

“É a coisa mais linda que eu já vi passar”... Olhares se perdem nas curvas da bela mulher brasileira, miscigenada e encantadora. Brasilidade em suas nuanças de cor, cheiro e sabor. Um caldeirão “moreno”, que requebra no balanço inflamado de seus movimentos. Em pleno século XXI, uma mulher engajada e de sugestiva feminilidade.


Já no final do século XIX, tais movimentos feministas, reivindicavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. Em 1857, atinge o seu ápice. Operárias de uma fábrica de tecido em Nova Iorque cruzaram os braços por melhorias nas condições de trabalho. Trancafiadas mais de cem morreram carbonizadas. Mas, foi somente no século XX, que a ONU, em 1975, através de um decreto oficializa o 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas. Hoje, temas relacionados às discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, em muitos países, são debatidos.


Em várias cidades do mundo acontecem manifestações e a galeria de arte 1 “Mauro Azeredo”, da Casa de Cultura de Nova Iguaçu, propõe uma reflexão sobre “O Universo Feminino Nas Artes”. Nove artistas, mulheres da região, mostram nas artes visuais o íntimo de suas relações com o mundo.


Sem me prender nas minúcias, (deixo para o “olhar” dos visitantes) uma questão desafia a leitura no conjunto das obras expostas. O quanto as variações de linguagens e níveis de sensibilidade, definem a luta por um lugar próprio, além da destreza no manuseio da técnica, evidência de uma obstinada disciplina.

Liberdade e comprometimento, caminhos de uma era, que serve de alerta, nas relações humanas.


Antônio Filipak/Curador da Mostra

O Universo Feminino Nas Artes

Abertura dia 08 com apresentação do “QUARTETO SONATA” às 19 h.

Visitação da exposição até o dia 30 de março das 9 h às 18 h.

Exposição fotográfica “MULHERES DA CULTURA IGUAÇUANA”

Abertura dia 08. Visitação até o dia 29 de março.

Local: TOP SHOPPING/2º piso.

CASA DE CULTURA DE NOVA IGUAÇU

Rua Getúlio Vargas 51, Centro, Nova Iguaçu/RJ



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo