
O grupo Accor, desenvolveu o programa de sustentabilidade que recebeu o nome “Planet 21” em uma referência direta à “Agenda 21” a serem alcançados até 2020, em torno de 4 eixos estratégicos (agir junto dos seus colaboradores, envolver os seus clientes, inovar com os seus parceiros e agir com as comunidades locais).
O sistema de gerenciamento evoluiu, sendo renomeado para “Acting Here” (Agindo Aqui). Esse sistema permite que cada hotel estabeleça seus objetivos e defina seu próprio Plano de Ação.
Agindo aqui, como?
“O hotel é o coração do nosso negócio, nós fizemos disso o foco de nossos compromissos de - Agir aqui. O dia a dia é composto, do contato e interação com homens e mulheres que se dispõe a viver a experiência da hospitalidade”.
Dentro da atual perspectiva, o artista e produtor cultural Antônio Filipak, que há mais de 30 anos (1 e 2) desenvolve uma linha de trabalho, a partir do resgate dos materiais descartados, inaugura, o “Espaço Arte Mercure”, com a exposição “Obras do Acaso – Arte e Sustentabilidade”
Após uma extensa trajetória, foi visitando a natureza, em épocas diversas, que absorveu elementos que floresceram nas pinturas e esculturas que ora apresenta. Utiliza folhagens e troncos, expostos ao relento, que são resgatados e tratados.
“Obras do Acaso – Arte e Sustentabilidade”. A Arte “do olhar” a Natureza.
1. Entrevista para o programa “Arte é Investimento” sobre a exposição coletiva na galeria do IBEU em março de 1989. https://youtu.be/zyVsc-d3scA
2. Roels Jr, Reynaldo. Citação na revista Manchete, apresentando a 1ª coletiva Novos Novos no Centro Empresarial Rio, 1987. Catálogo da coletiva: www.flipsnack.com/antoniofilipak/novos-novos.html
3. Filme Mata Atlântica – Devastação e Resistência. https://www.facebook.com/antonio.filipak/videos/2416540731740461/
4. Filme “Obras do Acaso – Arte e Sustentabilidade.
Comentarios